Em artigos anteriores, falei dos três lados do triângulo de exposição: Abertura, Velocidade de Obturação e ISO.
Hoje explicarei como estes três factores trabalham juntos para se chegar a uma exposição correcta.
Na tua câmara DSLR existe um gráfico que indica o nível de exposição, tal como o que vês aqui. O objectivo é que o indicador esteja na posição 0. Isto quer dizer que a imagem ficará correctamente exposta. Se o indicador estiver para a esquerda, significa que a imagem ficará sub-exposta (muito escura). Se, por outro lado, o indicador estiver para a direita, a imagem ficará sobre-exposta (muito clara).
Em futuros artigos, entrarei em mais detalhe sobre os diferentes modos das câmaras, tais como Prioridade à Abertura (Av), Prioridade à Velocidade (Tv), e Modo Manual. Este post refere-se ao modo manual.
Como exemplo, imagina que colocas a velocidade de obturação em 1/125 segundos, com uma abertura de f4. Quando pressionas o obturador até meio, olha para o gráfico da exposição e verifica onde está o indicador.
Se o indicador estiver para o lado esquerdo (digamos, a -1), a imagem ficará sub-exposta em um stop. Temos, por isso, de fazer entrar mais luz na câmara. Isto pode ser conseguido de duas formas. Podes reduzir a velocidade de obturação (para 1/60), ou aumentar a abertura (para f2.8). Ambas as formas permitem ao sensor captar mais luz. Há uma terceira forma, que é aumentar o ISO, mas só deverá ser usado em caso de recurso, quando não queres (ou não podes) mudar as outras duas variáveis.
Se, por outro lado, o indicador estiver para o lado direito (digamos, a +1), isto quer dizer que a imagem ficará sobre-exposta em um stop. O que precisas de fazer é permtir que menos luz entre na câmara. Podes aumentar a velocidade de obturação (para 1/125 segundos) ou fechar a abertura (para f5.6).
A imagem à esquerda explica as variáveis da exposição de uma forma gráfica.
Deverás conseguir olhar para o gráfico e compreender o que cada uma delas faz, e como afecta a imagem final. Passa algum tempo a estudar a imagem, e depois sai e faz algumas fotos aplicando o que aprendeste. A melhor maneira de aprender algo é fazendo-o.
Lembra-te das palavras do grande fotógrafo Henri Cartier-Bresson, “as tuas primeiras 10 000 fotos são as tuas piores”.
Aqui ficam os artigos sobre cada uma das variáveis do triângulo de exposição:
• Abertura
• Velocidade de Obturação
• ISO
Se tiveres alguma questão, partilha-a nos comentários em baixo.
[wysija_form id=”2″]
Deixe uma resposta