Pedro Mendes Fotografia - Blog

Dicas de fotografia, e os meus trabalhos

  • Home
  • eBook grátis
  • Recursos
  • Sobre

Richard Avedon – O Mestre

07/11/2013 by Pedro Mendes Leave a Comment

avedon01Richard Avedon nasceu em Nova Iorque em 1923.
Em 1944 começou a trabalhar como fotógrafo de publicidade para uma loja. Passado pouco tempo foi descoberto por Alexey Brodovitch, director artístico da revista de moda Harper’s Bazaar, onde começou a trabalhar, e rapidamente se tornou no seu fotógrafo principal.
Apenas dois anos depois, já tinha o seu próprio estúdio, e fotografava para revistas como a Vogue e a Life.

Avedon ia além do estilo comum de fotografia de moda, inovando. Mostrava os modelos cheios de emoção, a sorrir, e muitas vezes, em movimento.
Em 1966 passou a trabalhar para a Vogue, onde fotografou muitas das capas entre 1973 e 1988. A mudança deu-se por Avedon pensar que a Harper’s Bazaar tinha de certa forma estagnado, e por querer evoluir o seu trabalho pessoal.
Para além do trabalho em moda, Avedon começou a experimentar outros projectos pessoais: pacientes de hospitais psiquiátricos, protestos contra a guerra do Vietname, a queda do muro de Berlim.

Avedon02Sempre se interessou na forma como o retrato captura a personalidade e a alma do sujeito. Fotografou muitas personalidades famosas com a sua camara de grande formato (Jean Genet, Marcel Duchamp, Giacometti, Picasso, Chagall, Dali, Bob Dylan, Brigitte Bardot, Jacques Cousteau, Andy Warhol, Elisabeth Taylor, Janis Joplin, Maria Calas, Charles Chaplin, Hitchcock, Marilyn Monroe). Os retratos destacam-se pelo seu estilo minimalista, onde a pessoa está a olhar directamente para a câmara, em frente a um fundo branco. Avedon não era ligado a adereços ou outros elementos que ‘perturbassem’ o retrato. Apenas ele, o modelo, e a ligação que se estabelecia entre eles. O fundo branco contribuía para essa intimidade. E detinha sempre o controlo sobre a sessão, mesmo quando a personalidade do modelo era muito marcada.

Os seus retratos de mineiros, cowboys, e outras personagens do oeste americano foram publicados no livro “In the American West” (1985), e é considerado um marco importante na fotografia de retrato do século XX. Avedon considerava este o seu melhor trabalho. Depois de estar gravemente doente, dedicou-se a retratar uma parte da América que nunca tinha fotografado, o que deu origem ao livro.

Em 1992, Avedon tornou-se o primeiro fotógrafo dos quadros da revista The New Yorker.
Venceu vários prémios de fotografia: International Center of Photography Master of Photography Award (1993), Prix Nadar (1994), Royal Photographic Society 150th Anniversary Medal (2003).
Das suas principais exposições destacam-se as no Metropolitan Museum of Art, Whitney Museum of Art (NY), Museu Guggenheim (Bilbau), e Museum of Fine Arts (Boston).
Morre em 2004.

avedon “And if a day goes by without my doing something related to photography, it’s as though I’ve neglected something essential to my existence, as though I had forgotten to wake up. I know that the accident of my being a photographer has made my life possible.”
~Richard Avedon

Partilha:

  • Facebook
  • Twitter

Posts relacionados:

Não há posts relacionados.

Filed Under: Fotógrafos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Categorias

  • Dicas de Fotografia
  • Entrevistas
  • Fotografia de Desporto
  • Fotografia de Moda
  • Fotógrafos
  • Inspiração
  • Livros de Fotografia
  • Notas Pessoais
  • Sessões Fotográficas

Copyright © 2022 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in