De acordo com uma pesquisa na Internet:
“A Fotografia é a ciência, arte e prática de fazer imagens duradouras, registando a luz ou qualquer outra radiação electromagnetica, por meio de um sensor ou um meio de material sensível à luz. Normalmente, é usada uma lente para focar na luz reflectida”
Então, o que quer isto dizer?
Primeiro que tudo, anda tudo à volta da luz. A palavra fotografia vem das palavras Gregas photos – luz, e graphos – escrever. Portanto, “escrever com luz”. A luz é o elemento mais crucial em fotografia. Sem ela, não há imagem. Então, a forma como capturas mais ou menos luz dita o resultado final do teu trabalho. A luz é registada num sensor que todas as câmaras têm, e depois, usando o software da câmara, é ‘gravada’ uma imagem.
Esta é a parte técnica. Mas, o que é realmente a fotografia? É uma arte? É uma ciência? Da definição acima, e eu concordo, é ambas.
Há muitos aspectos técnicos que deves saber e praticar se queres que o teu trabalho evolua e se torne naquilo que ambicionas. Eu acredito que deverás ter um domínio sólido da tua câmara e de fotografia, se queres produzir trabalhos de qualidade.
Depois entra a parte da Arte. Depois de os aspectos técnicos se tornarem automáticos, em que já quase não pensas neles, podes visualizar o aspecto final que ‘vês’ para uma imagem, e usar as técnicas para o atingires.
Por isso, o meu conselho é:
- Passa algum tempo a conhecer a tua câmara.
- Estuda os aspectos técnicos da fotografia, para que possas controlar o que fazes.
- Usa a tua criatividade ao aplicar essas técnicas, para conseguires os resultados a que aspiras.
Vou escrever uma série de artigos sobre técnica fotográfica. Se há algum aspecto em que tenhas dúvidas e que queiras ver abordado, deixa um comentário abaixo, e farei os possíveis por responder num post futuro. Entretanto, continua a fazer Arte!
Deixe uma resposta