Pedro Mendes Fotografia - Blog

Dicas de fotografia, e os meus trabalhos

  • Home
  • eBook grátis
  • Portfolio
  • Recursos
  • Sobre

O Triângulo de Exposição: ISO

26/08/2013 by Pedro Mendes 6 Comments

Em artigos recentes, falei da Abertura e da Velocidade de Obturação, os dois primeiros lados do triângulo de exposição. Hoje abordarei o terceiro: ISO.

Nos dias da fotografia analógica, o ISO representava a sensibilidade da película à luz. Escolhia-se um rolo (100, 200, 400 ISO) e tinha de se fotografar todas as imagens com ele. Quanto maior o número, mais sensível à luz a película era.

Na fotografia digital, também temos de ter este factor em consideração. Neste caso, trata-se da sensibilidade do sensor à luz. Da mesma forma, quanto mais elevado o ISO, mais sensível à luz o sensor fica.

Tipicamente queremos aumentar o ISO quando temos condições de luz fracas. Ao tornar o sensor mais sensível à luz, este irá captar mais luz e permitir o uso de velocidades de obturação mais rápidas. A grande vantagem do digital é que podemos mudar o ISO de uma foto para a próxima, e fazer experiências.

Há, no entanto, um preço a pagar quando usamos um ISO alto, ao qual chamamos ruído (grão nos dias do analógico). Quando isto acontece, começam-se a notar pequenos pontos na imagem, como podem ver em baixo. O grão pode ser uma escolha estilística para alguns mas, na maior parte dos casos é de evitar.

ISO

Aumentar o ISO é uma grande ajuda em algumas situações onde não podemos fazer nada em relação à luz existente. É o caso de espectáculos ao vivo, por exemplo. Imagina que a tua lente já está na maior abertura, digamos f2.8, e que a velocidade de obturação está o mais lenta que se consegue para manter a acção congelada, digamos 1/125 segundos. A única opção que nos resta então é aumentar o ISO, se queremos uma imagem com boa exposição. Há que encontrar um compromisso entre uma exposição correcta e a quantidade de ruído visual. Se a alternativa for não ter qualquer imagem, não hesito em aumentar o ISO. Ao menos terei algo para mostrar.

Tal como em tudo o que se relaciona com fotografia, a chave para obter melhores resultados é experimentar. Se puderes manter o ISO baixo, tanto melhor. Mas lembra-te que este te pode salvar em situações de luz fraca, por isso não tenhas medo de o usar.

O ISO já te salvou alguma foto? Partilha nos comentários. Gostaria de ler as vossas experiências.

Partilha:

  • Facebook
  • Twitter

Posts relacionados:

O Triângulo de Exposição: Velocidade de Obturação O Triângulo de Exposição: Abertura

Filed Under: Dicas de Fotografia Tagged With: ISO

Comments

  1. Muguele says

    26/08/2013 at 6:42 pm

    Na verdade não tenho usado muito, que eu ainda sou da era do analógico. Mas vou fazer umas experiências. Obrigado pela dica.

    Responder
  2. Pedro Tavares says

    27/08/2013 at 12:25 am

    Absolutamente. Melhor ter uma foto com algum grão e menos definição do que sair sem nada. Lembro-me de uma vez ter ido fotografar um espectáculo de Sevilhanas. A luz era pouca e o movimento era rápido. Mesmo não querendo, vi-me obrigado a aumentar o ISO para valores onde os danos se começavam a fazer sentir, mas para congelar a acção e sair de lá com fotos não tive outra opção. Por vezes também utilizo o auto-iso em alturas de passeio numa cidade onde deparo com situações de luminosidade muito diferentes e em que tenho pouco tempo para regular a câmara, como por exemplo entrada e saida de edificios. Felizmente que a tecnologia tem vindo a melhorar muito no controlo do ruido com ISO elevado nas camaras mais recentes mas em podendo, nada como ter uma lente luminosa para ajudar ( um f/ baixo).

    Responder
  3. Fábio says

    25/09/2013 at 9:56 am

    Primeiro de tudo um obrigado pelo todo o trabalho e dicas fornecidas. Em relação ao ISO, diria que em muita pouca ocasião salvou-me fotografias, mas sim já o fez especialmente quando fui fotografar concertos pela primeira vez. Abertura a 2.8 com 200mm nao era suficiente mas um ISO ate 1600 a coisa fica boa e depois o pós produção dá sempre um jeito. Mas sem dúvida que o ISO é essencial.

    Responder
  4. Daniel says

    05/10/2013 at 12:06 am

    Foi óptimo de ler a sua dica sobre ISO, portanto tirar fotos no local em poucas luzes não foi fácil, mas na maioria parte, consegui, foi muito interessante…

    Responder
  5. Samanta says

    11/02/2014 at 11:07 am

    Pelo que eu entendo o ISO aumenta a sensibilidade à luz do sensor de imagem , mas ele não capta mais luz, ele funciona como um amplificador da luz captada, e esta amplificação que acaba por gerar ruído na imagem. Como se fosse um amplificador de som, onde quanto mais você aumenta o volume, mais distorção e ruído são ouvidos.

    Responder

Trackbacks

  1. Dicas Básicas de Fotografia | Antítese diz:
    05/01/2015 às 3:17 pm

    […] (http://blogpt.pedromendes.com/iso/) […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Categorias

  • Dicas de Fotografia
  • Entrevistas
  • Fotografia de Desporto
  • Fotografia de Moda
  • Fotógrafos
  • Inspiração
  • Livros de Fotografia
  • Notas Pessoais
  • Sessões Fotográficas

Copyright © 2021 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in