Em fotografia, por vezes temos de trabalhar com o que temos à disposição. Não tenho um estúdio fotográfico, e por vezes alugar não é a melhor opção (dados os custos). Então, o que faz um fotógrafo quando quer fazer retratos em estilo de estúdio?
Improvisa-se. Vivo num pequeno apartamento, mas existe uma parede branca disponível, que já usei como cenário em algumas sessões. Tenho também um tecido preto que uso quando quero mudar a cor do fundo.
Numa das sessões em que eram estas as condições, usei o flash montado numa softbox média. Usa sempre o flash fora da câmara, é importantíssimo. A qualidade da luz que obténs é incomparavelmente melhor, e podes moldá-la ao teu gosto. Se não tens alternativa, pelo menos fá-lo reflectir no tecto ou numa parede lateral. Se puderes comprar uma softbox, tanto melhor, porque a luz é difundida e podes jogar com a sua direcção e intensidade, criando efeitos visuais interessantes.
Para activar a luz, usei um transmissor remoto. Quando carrego no obturador, um sinal rádio é enviado ao flash, fazendo-o disparar.
E, em resumo, tens uma situação muito parecida com um estúdio. Não é o ideal, e o tipo de imagens que podes fazer é mais limitada, mas poderás conseguir bons resultados.
Já improvisaste um estúdio fotográfico em casa? Partilha nos comentários.
Queres receber dicas de fotografia? Inscreve-te gratuitamente na caixa que vês no canto superior direito do blog!
conseguir boas fotografias tipo estúdio é muito difícil quando não se tem o equipamento próprio. Janelas bem iluminadas, flash remoto e refletores ajudam a conseguir melhores resultados. Mas quando se trata de fotografar objetos ou roupa para ser mais específico, é necessário ter mt luz… mt luz mesmo.