Phil Penman é um fotógrafo de Nova Iorque, que trabalha há mais de 25 anos. Especializou-se em fotografia de rua, mas também faz fotojornalismo e fotografa celebridades. Conversei com ele para saber mais sobre o seu trabalho e a sua visão sobre fotografar.
Como começou na fotografia?
O meu pai foi uma grande influência. Ele também era fotógrafo, e aprendi muito com ele na câmara escura. Depois fui para a universidade onde me formei em fotografia. Foi o meu treino formal, mas aprendi a maioria do que sei, fazendo.
É preciso ter formação formal em fotografia?
Não é necessário. No entanto depende do que queres fazer em fotografia. Se planeias entrar no mundo artístico e das galerias, então um diploma poderá ser um requisito. Para encontrares um trabalho em fotografia, ajuda saberes o básico. Trabalhares como assistente, ou num jornal local é uma excelente experiência. Aprendi muito como fotógrafo de imprensa, trabalhando em agências e jornais locais. Seres capaz de te adaptar é a chave!
Como se fixou na fotografia de rua?
A rua é onde está o meu coração. No entanto, ainda faço fotografia comercial e fotojornalismo. De novo, seres capaz de adaptar. Nunca sabes o que vai acontecer no mundo fotográfico. É muito valioso seres capaz de fotografar tudo. Além disso, não recuses tipos diferentes de trabalho ou de fotógrafos. Os fotógrafos de celebridades têm muitas vezes uma má reputação, mas estão entre os melhores fotógrafos com quem tive a sorte de aprender.
Que características deve ter um bom fotógrafo de rua?
Ajuda se tiveres uma personalidade expansiva. Tens de ser capaz de encontrar espaço em comum com toda a gente, já que provavelmente vais fotografar pessoas de de todos os estilos de vida. Não tenhas medo da rejeição e tenta abordagens diferentes. Vivemos num mundo digital e temos a beleza de poder experimentar com a nossa criatividade.
Qual é o elemento mágico que Nova Iorque tem para tantos artistas?
Penso que cada cidade tem a sua beleza. Nova Iorque tem certamente um sítio especial no meu coração. Nunca sabes o que está ao virar da esquina. Num momento estás a andar por uma das ruas mais ricas da cidade, viras a esquina, e vês um homem a passear um peru. É a humanidade na sua forma mais rica!
Fale-nos um pouco do seu livro “Street”
“Street” Representa 20 anos da minha vida, trabalhando como fotógrafo de rua e de celebridades em Nova Iorque. É a minha homenagem à cidade que amo. O livro demorou um ano a ser preparado, com a ajuda de excelentes pessoas.
Não consegues fazer isto sozinho. Precisas de um par de olhos de fora. Ficamos muito ligados emocionalmente ao nosso trabalho. Por vezes estamos demasiado ligados, e o que é interessante para nós poderá não fazer sentido para o leitor.
Que conselho daria a alguém que esteja a começar na fotografia?
Sê tu mesmo, sê criativo, e sai e começa a fotografar. A fotografia é uma coisa bela, pode levar-nos para fora do que está a acontecer nas nossas vidas, e permite-nos viver aventuras que de outra forma seriam impossíveis.
Podes saber mais sobre Phil Penman em http://www.philpenman.com e comprar o seu livro “Street” na Amazon.
Deixe um comentário