Como o orçamento não permite, tenho pouco material fotográfico. Mas não deixo que isso seja impedimento para fotografar e experimentar. Como diz Chase Jarvis “A melhor câmara é a que tens contigo”. Isto pode aplicar-se às objectivas, claramente. Tenho duas, e anualmente, peço uma terceira emprestada. Ora vejamos.
Canon 50mm 1.8
Esta é uma das objectivas mais baratas que podes ter. Custa cerca de 100€. É uma lente fixa de 50mm, com uma abertura de 1.8. É a distância focal ideal para retrato, e é uma lente muito luminosa. Tenho retratos de que gosto muito feitos com ela, e recomendo-a vivamente. As unicas desvantagens são a sua fragilidade e alguma demora a focar. Em relação ao primeiro problema, se a tratares com carinho ela resiste. Em relação ao segundo, sendo que o seu principal uso é retrato, não faz grande diferença que demore mais alguns milisegundos a focar que o normal.
Canon 24-70 2.8
Com esta lente perdí a cabeça. É bastante cara (mais de 1000€, se bem que se consegue usada bem mais barata). Na altura, investiguei muito e, sendo uma lente versátil, tem uma qualidade excelente e é recomendada por fotógrafos de topo. Então avancei. É uma lente que faz excelentes retratos e outro tipo de fotografia como moda e fotografia de rua. O único senão é o peso, que ao fim de um tempo começa a sentir-se nos braços.
Canon 70-200 4.0
Esta é a objectiva que me é emprestada anualmente para fotografar o torneio de ténis Estoril Open. É uma excelente lente para desporto, com uma distância focal ideal e um foco muito rápido. Fotografo o torneio desde 2010 e nunca me desiludiu. Também faz retrato, com um resultado final muito aceitável.
Conclusão
Podes usar estas ou outras objectivas. O importante é que fotografes muito com as que escolheres, para as conheceres bem e tirares delas o máximo partido possível. Como diz o ditado, “Não é o material que interessa, é o que fazes com ele”.
Deixe um comentário