Ver desporto é ótimo. Quase todos temos um desporto e jogadores favoritos, e é um prazer ver os atletas dar o seu melhor para vencer. Como fotografo a edição anual do Portugal Open, o maior torneio de ténis do país, decidi deixar-vos algumas dicas de fotografia de desporto que reuni ao longo dos anos.
1. Usa uma lente longa
Na fotografia de desporto, poderás nunca estar mesmo ao lado da ação. Os campos de jogo são normalmente grandes, e o momento que estás a tentar captar poderá estar longe da tua posição. Assim, uma lente longa é obrigatória. Varia de desporto para desporto, mas no mínimo deverás ter uma lente 70-200mm(compra em Amazon UK | Amazon US). É a que uso para ténis, por vezes com um extensor. As lentes de 400mm são comuns (compra em Amazon UK | Amazon US), mas são usadas principalmente por profissionais, já que custam milhares de Euros.
2. Usa uma velocidade de obturação alta
Em desporto é fundamental captar a ação. Os jogadores e a bola movem-se muito depressa e raramente estão parados, por isso precisas de uma velocidade de obturação elevada. Uma das formas de fotografar é usar o modo de Prioridade à Velocidade (Tv). Escolhe uma velocidade alta o suficiente para “congelar” o movimento, e deixa a câmara estabelecer a Abertura.
3. Usa o modo de disparo contínuo
Todas as câmaras DSRL têm o modo de disparo contínuo, em que vai tirando fotos enquanto tens o botão premido. Esta é uma boa ajuda para situações de muito movimento, tais como um jogador de ténis a acetar na bola, ou um jogador de futebol a cabecear. Isto quer dizer que terás mais imagens para selecionar, mas pode também significar obteres uma excelente foto quando de outra forma esta se poderia perder no momento.
4. Conhece o desporto
Quanto mais souberes sobre o desporto que estás a fotografar melhores imagens terás. Conseguirás antecipar os melhores momentos a captar, e a posição em que os jogadores estarão. Fotografo principalmente ténis, um desporto que sigo com muito interesse. Assim, estou constantemente atento às reações dos jogadores para as poder fotografar.
5. Inclui a bola
A maioria dos desportos são praticados com uma bola. A imagem sai valorizada se a incluíres. A informação que forneces é assim mais completa, e quem vê conseguirá identificar imediatamente o desporto.
Ao fotografar pessoas, seja um retrato ou desporto, assegura-te de que incluis a cara. Uma foto com as costas de um jogador é muito menos interessante do que uma em que consegues ver a sua expressão. Há certamente exceções, tal como a imagem que abre este artigo. Não é uma foto típica de desporto, é mais como que um momento.
7. Limpa o fundo
Os fundos são fundamentais na fotografia em geral. Não devem desviar a atenção do assunto principal. Em desporto é mais difícil obteres um fundo limpo. A maioria dos campos está cercada de placas de publicidade, público e outros elementos. Uma abertura grande ajuda nestes casos. O fundo ficará esbatido, e a atenção vira-se para a ação que está a ser fotografada.
Costumas fotografar desporto? Quais são os maiores desafios que encontras? Partilha nos comentários.
Pare receber mais dicas de fotografia, subscreve a mailing list no topo da página.
Olha Pedro eu gosto muito dos teus trabalhos e tenho aprendido muito com vc acerca deste assunto, vc tem dado muita ajuda para todos que têm seguido o teu trabalho. Obrigado por mais um artigo lindo que colocaste e saiba que aprendi muito com isto.
Espero receber muito mais.
Boa tarde
Sou presidente da Associação de Badminton de São Miguel, nos Açores.
Como sabe, o Badminton é jogado indoor e, muitas vezes, com menos luz do que seria desejável
Nesse sentido, sendo um desporto com movimentos dos atletas e, sobretudo, da raquete, muito rápidos, e atendendo à limialimitação da luz, qual a câmara e objetiva que me aconselha para a Associação adquirir?
Obrigado pelo conselho e pelas excelentes dicas.
Olá, ao pesquisar no google como fotografar desporto, vim aqui ter. Gostei das dicas! Com a sua licença, vou continuar a cuscar por aqui. 🙂
Tenho uma filha que joga futebol com rapazes e futsal com raparigas. Fotografo os jogos, mas tenho sempre o mesmo problema:o(a) jogador(a) que foco até fica mais ou meno, mas os que estão perto ficam todos desfocados. Amanhã vou tentar o modo TV (na minha máquina acho que é S). A lente também não é a que recomenda, é uma 40-150mm. Continuação de muitos e bons posts.
Gostaria de dicas de configuração para que eu possa fotografar com uma lente de 18-200mm. Minha câmara é Nikon D7000, e só tenho essa lente. Obs. Irei fotografar jogo de tenis, o lugar é aberto. a noite porém, tem os refletores. Ah, não tenho fash.
Bom dia. Como alguém disse, andando eu em busca de algumas dicas para fotografar desporto, eis que, vim parar a esta página.
Aqui e ali, sempre que posso, gosto de fazer uns registos fotográficos de desporto, seja ele qual for, assim tenha eu possibilidade para o fazer. Pessoalmente, não disponho de grande equipamento, o trivial e dentro das possibilidades. Disponho de uma Canon 500D + lente 18-55mm + lente 55-250mm, coisa de kite, não são lente bastante luminosas, como tal, fico com algumas limitações em determinados casos.
Agora, gostaria de colocar umas pequenas questões, no caso do ténis (por exemplo), que tal utilizar 1/800 ISO 100 em modo TV (Canon), para o ciclismo posso usar 1/400 ISO 100 modo TV (Canon)com flash?. Bem, quanto a desporto de salão a coisa é outra, que tal utilizar 1/250 com ISO 200 modo TV (Canon). Entre estas, existe os imprevistos cotidianos com aquelas cenas nada agradáveis de ser ver, mas que, existe sempre alguém que consegue registar o(os) momento(os), aqui, talvez utilizar (digo eu) o modo AV (Canon) com um f/8 e um ISO 200.
Depois de tanto escrever, agradeço a vossa gentiliza no sentido de opinarem com os vossos comentários sobre os quais ficarei grato.
Cumprimentos
Boas Pedro.
Acho as dicas essenciais e bastante interessantes. Uso-as frequentemente e só me falta começar a usar a lente longa. Estou a pensar numa 50-200/300 ..
Disparo em jogos de basquetebol e sou praticante da modalidade, tenho feito alguns disparos interessantes, com uma 18-55 !
Passa lá e deixa o teu feedback ! T’ Shoot Photography no Facebook
Abraço, Miguel Toreia