O triângulo de exposição é composto por três lados: abertura, velocidade de obturação, e ISO. Neste artigo vou abordar o primeiro: Abertura.
A abertura é controlada pelo diafragma da lente, abrindo e fechando dentro desta. É um dos elementos que controla a quantidade de luz que entra na câmara. Quando mais aberto, mais luz entra; quanto mais fechado, menos luz entra.
A abertura pode ser fixa ou variável, dependendo do tipo de lente que se use. Referimo-nos ao tamanho em f-stops (f/22, f/16, f/11… f/2.0, f/1.8). A cada stop que se abre, entra o dobro da luz. Isto significa que, por exemplo, f/16 permite a entrada do dobro de luz na câmara do que f/22, e por aí fora.
A imagem abaixo é uma representação visual de várias aberturas.
Profundidade de Campo e Abertura
O outro principal uso da abertura é o de controlar a profundidade de campo. Isto é, a distância que numa imagem aparece nitida, entre um objecto mais perto e um mais longe.
Imagina uma paisagem, como a que vês abaixo. Todos os objectos estão nítidos, desde a frente até ao fundo. Isto quer dizer que a imagem tem uma grande profundidade de campo. Para conseguir este efeito, deves selecionar a menor abertura possível (f/11 neste caso, mas menores ainda realçam mais). Abertura pequena = Grande profundidade de campo.
Por outro lado, na imagem das bonecas, a primeira está nítida, mas as outras vão ficando esbatidas. Esta imagem tem uma pequena profundidade de campo. Para conseguir este efeito, deves usar uma abertura grande (f/2.8 por exemplo). Grande abertura = Pequena profundidade de campo.
Isto permite-nos uma grande liberdade criativa ao planear as fotos. A profundidade de campo é um dos efeitos mais usados pelos fotógrafos para transmitir diferentes sensações e ambientes. Experimenta várias combinações, e vê o que resulta melhor para ti
Num próximo artigo, falarei da velocidade de obturação, o segundo lado do triângulo de exposição.
Como usas a abertura de forma criativa? Partilha as tuas experiências nos comentários.
Artigo muito interessante e de fácil leitura e compreensão. Gostei.
Olá, Pedro Mendes. Essa teoria dos três triângulos está difícil de entender. Assisti alguns vídeos, mas não foi suficiente para esclarecer. A leitura torna muito mais significativo, principalmente com uma boa explicação como a sua. Parabéns.
Obrigado Susana!
Mto bom, li em diversos site e não entendi! Agr sim!
Obrigdo Rapha, ainda bem que fui útil.